EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil objetiva-se fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças - 0 a 5 anos de idade - através do brincar e do lúdico. Isso concerne em ajudá-las a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas e do mundo, desenvolvendo uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. A prática da educação infantil, na escola, organizar-se-á de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

 Objetivos Específicos da Educação Infantil:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de usas limitações.
  • Descobrir e conhecer, progressivamente, seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Utilizar diferentes linguagens (corporal, matemática, visual, oral, escrita, musical, entre outras) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando e a diversidade.
  • Utilizar a linguagem oral para expressar seus pensamentos, desejos e necessidades; 

Organização das Turmas:

As crianças estão atualmente organizadas em turmas de acordo com o quadro abaixo:

TURMA:

NÚMERO DE CRIANÇAS:

FAIXA ETÁRIA:

1

12

0-1

2

16

1-2

3

18

2-3

4

15

3-4

5

20

4-5

 

As turmas nas Unidades Educativas estão organizadas por faixa etária de acordo com a Resolução Nº 021/2014, art.41 do CME/DI:

  1. 0 (zero) a 1(um) ano: 6(seis) crianças por professor;
  2. 1 (um) ano a 2 (dois) anos: 8(oito) crianças por professor;
  3. 2 (dois) anos e 3 (três) anos:10 (dez) crianças por professor;
  4. 3 (três) anos a 4 (quatro) anos: 15 (quinze\) crianças por professor;
  5. 4 (quatro) anos a 5 (cinco) anos:20 (vinte) crianças por professor;
  6. 5 (cinco) anos a 5 (cinco) e 11 (onze) meses: 20 (vinte) crianças por professor.

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

As Unidades de Educação Infantil mantidas pela Fundação Assistencial de Dois Irmãos - Centro de Educação Infantil baseiam-se em um conceito de educação em que se conjugam elementos como ambiente acolhedor e aprendizagens significativas à criança de cada faixa etária, favorecendo experiências enriquecedoras e desafiadoras. Elas têm como filosofia proporcionar o desenvolvimento dos campos de experiência, considerando as concepções e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são conviver, brincar, participar, explorar, respeitar e conhecer-se.

Além disso, elas têm como filosofia ainda proporcionar a construção do conhecimento, processo no qual a criança é protagonista de suas ações, num ambiente de cooperação, respeito, amor e criatividade. Por fim, busca-se também assegurar às crianças o direito à proteção, saúde, interação, segurança, alimentação, afeto, brincadeira, entre outros. Todos esses são aspectos essenciais à educação infantil, que devem integrar o cuidar e o educar de forma a torná-los indissociáveis.

 Da denominação e das finalidades:

 A Fundação Assistencial de Dois Irmãos - Centro de Educação Infantil é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro na cidade de Dois Irmãos, Estado do Rio Grande de Sul, e é regido pelo Estatuto Social, pelo presente Regimento Interno e disposições legais pertinentes.

Finalidades da educação básica:

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade fomentar o desenvolvimento integral da criança através dos direitos de aprendizagem, que são conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Isso compete em ajudá-la a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesma e do mundo, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e tendo percepção de suas limitações.

 PRINCIPIOS NORTEADORES DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS 

As Unidades Educativas, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, BNCC, RCG, DOC/DI e as normas da Fundação Assistencial de Dois Irmãos, adotam, como norteadores das políticas públicas pedagógicas, os seguintes princípios:

I-      Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater quaisquer manifestações de preconceito de origem, étnico-raciais, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

II-    Políticos: de reconhecimento de direitos e deveres da cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades sociais e regionais.

III-Estéticos: do cultivo da sensibilidade, juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.

 OBJETIVOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO 

Os princípios acima mencionados, prescritos na BNCC e DNC, referenciam-se às dez competências gerais[1] que compõem os componentes curriculares ao longo da educação básica, sendo elas:

I-            Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II-         Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

III-       Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

IV-       Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

V-         Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

VI-       Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

VII-     Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

VIII-  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

IX-       Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

X-         Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 Essas competências são aplicadas e articuladas no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades e na composição de atitudes e valores.

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA, OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Na Educação Infantil, as vivências promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências através das brincadeiras e das interações. Pensando nisso, os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, dadas pela BNCC, podem ser visualizadas  na Figura 1, logo a seguir.

Figura 1 - Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento

Fonte: Adaptado a partir da BNCC, 2017, p.34.

 

Para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento descritos na figura anterior, é necessário compreender os diversos grupos etários que compõem a etapa da Educação Infantil. Nesse sentido, as faixas etárias estão organizadas em três grupos, dessa forma, respeitando o tempo de cada criança e promovendo ações pedagógicas que permitam a integração e a continuidade na transição entre as etapas de escolaridade. De acordo com a BNCC, indica-se a estruturação que consta na Figura 2, logo a seguir.

 

Figura 2 - Divisão de faixa etária para os segmentos da Educação Infantil

Fonte: BNCC, 2018, p.39.

 

[1] Dados extraídos e adaptados a partir da BNCC (2017, p. 18/9).