PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO NA FADI

Em consonância com a

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Garantia de padrão de qualidade;
  • Valorização da experiência extraescolar;
  • Vinculação entre a educação escolar, a família e as práticas sociais.
  • Consideração com a diversidade étnico-racial. 

 

FILOSOFIA

As Escolas de Educação Infantil mantidas pela Fundação Assistencial de Dois Irmãos - Centro de Educação Infantil fundam-se em um conceito de educação, em que se conjugam elementos como ambiente acolhedor e aprendizagens significativas à criança de cada faixa etária, favorecendo-lhe experiências enriquecedoras e desafiadoras, primando pela inclusão escolar. Uma educação caracterizada por grandes descobertas e conquistas; pela necessidade do envolvimento e comprometimento dos profissionais que participam desse processo; pelos processos indissociáveis do educar e do cuidar; pela garantia de um espaço seguro, afetivo, instigante e promissor, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades de cada criança. As Unidades Educativas devem representar espaço de criação, curiosidade, desafio, investigação, em que, pelo lúdico, as crianças sintam-se inseridas em contextos culturais e históricos, sujeitos de sua própria história.

MISSÃO

Conduzir o aluno à construção de um universo mais harmonioso, procurando garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, enquanto desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e de dignidade e, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Planos Nacionais de Educação, a fim de propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

VISÃO

A FADI como parte inseparável da sociedade, busca integração com a família a fim de servir como base ao educando para as próximas fases de seu desenvolvimento e conhecimento de mundo, contribuindo para que se torne um agente transformador da sociedade onde vive.

VALORES E CRENÇAS

Compromisso para com seus usuários de que a FADI é uma entidade confiável, segura, profissional e afetiva, com qualidade no ensino e financeiramente viável.